Hinode - Como vender na crise?
Bom dia família Hinode!
O Brasil está atravessando uma crise e
segundo economistas ano que vem vai piorar.
Graças à Deus a Hinode está num momento
bom , sólida, mas isso não quer dizer que não tenhamos alguns contratempos, como
já estamos tendo com alguns produtos.
Na crise é que nos fortalecemos , O “desespero é desperdiçar as oportunidades”, dizia
Richard Bach, autor de “Fernão Capelo Gaivota”.
Temos que analisar o seguinte:
1. Como
toda empresa nem tudo depende exclusivamente dela, ela depende de seus
fornecedores de embalagem, da matéria prima...etc..
2. Nesta crise temos tido greves de correios, de caminhoneiros etc...e tudo isso afeta nosso
negocio.
3. As mercadorias que vem de fora como maquiagem Bellaoggi sofre essa inconstância do
dólar..
O que quero dizer com isso?
Façam a análise do seu negocio.
Como assim muitos me perguntam?
Quem esta trabalhando já 1 ano, 5 meses, 2
meses...tem já uma ideia de como conduzir seu negocio e quem não tem aprenda com quem já faz.
Cada um tem uma perspectiva e um ideal e deve
analisar o seguinte:
Neste período eu tive um giro de tantos produtos..
faça uma planilha por mix de produtos, ex: creme
corpo, creme face, bem estar, perfumes...
e veja o que você mais vendeu, o produto que mais
teve rotatividade para você e sua representatividade nas suas vendas.
Feito isso passe a ter um estoque mesmo que minimo destes produtos, se você não tem quase giro de cremes, e tiver de perfumes, eleja alguns de maior giro, pelo menos uns 6 e tenha pelo menos 2 de cada e assim que vender 1 , procure repor este.
A venda de catálago, é gratificante, porem é também
uma faca de 2 gumes, você nunca tem como saber se tem no estoque ou não, mas
ela no inicio é um apaga incêndio, pq precisamos de dinheiro rápido, então procure
ter sempre algum produtos de giro fácil e fácil de carregar na bolsa como
doutorzinho, desodorante , creme mãos, esmalte...estes produtos são leves e não
tem problemas com calor se você andar com eles na bolsa...e de giro
espetacular!!
Mas se você quer fazer carreira na Hinode, sugiro
que evite fazer vendas de catalago, procure investir no seu negocio, tendo o
minimo de estoque, fazendo a planilha como falei acima...pq venda é impulso,
olhou, gostou, vendeu!!
Muitos me dizem: ah! mas eu só tenho 6 perfumes em
estoque e a pessoa sempre acaba pedindo o que não tenho na hora.
Eu faço o seguinte eu não mostro o kit de amostras
de perfumes, pego os 6 e pego a amostra dos 6 e ofereço... muitas vezes
a pessoa fala : eu quero o fantasy..eu não tenho, o que faço?
contorno a objeção
com uma pergunta:
Pq você quer o fantasy? voce só está acostumada usar este?
Ela vai falar sim, eu adoro!
Argumento: vejo
que você é uma pessoa que tem muito bom gosto, e gosta de perfumes intenso... esse (
o perfume que tenho ali que acho pode substituir) Jadore ele é um perfume
intenso, floral e frutal como o fantasy, experimenta tenho certeza você vai
adorar e se voce não gostar depois te vendo o fantasy com preço melhor à você!!
Nem vai ser necessário pq ela vai adorar o Jadore!
Temos que ter argumentos na venda... pq cliente
sempre vai querer o que não tem...
fazendo isso você vai ter menos dor de cabeça ...
Porém para isso temos conhecer um pouco mais do
nosso produto...senão conhece pegue a tabela de perfumes, que esta escrito ali
se é intenso, se é frutal...
Agora se for um creme?
EX: ela quer o colágeno hinos, pq já usou e
gostou...você não tem a pronta entrega..
mas você tem o hidratante base, o Nat skin DMAE, ou
o nutritivo hinos..
venda o que tem..
Fale olha este eu não vou ter pronta entrega, posso
estar pedindo e (de prazo grande p/ entrega, as outras empresas de vendas diretas fazem isso, vendem p/ entregar final mês) te entrego final do mês...porém tenho um hidratante aqui da
mesma linha maravilhoso também para o dia a dia e vai manter sua pele hidratada
e ajudar no viço! (e ofereça o que você tem)
Pronto matou...ela fica!
Eu faço isso e nunca perco vendas, MAS você tem
falar com firmeza, convicto, se mostrar dúvidas...não vende..mostre segurança!
E essa segurança só tem um nome: conhecimento de produto!
Essa semana uma paciente me mandou whatss falando que queria : a loçao nat skin, o creme hinos colágeno, nutritivo hinos, pois eu já
havia vendido e ela gostou..
eu não tinha o colágeno, vi na franquia e não tinha,
comprei o creme hidratante base...ela não só ficou com os 3, como acrescentei
mais uma mascara para ela usar...VENDA É CONHECER O PRODUTO, SE VOCÊ CONHECE
VOCÊ VENDE!
Vamos estudar os produtos, eu dou treinamento de
produtos quem quiser e for de Cuiabá é só agendar, quem for de fora procure as
franquias.
Todos os dias leio pessoas enlouquecidas pedindo
produtos para trocar no whatss do grupo, isso acontece muito devido isso que
falei acima, falta de conhecimento do produto, quem não conhece não tem
argumento, qdo você conhece, você tem argumentos para contornar as objeções do
cliente.
E objeção nunca se esqueçam não é discutir com ele,
ou dizer: leva este que este é melhor!
Não ..isso não vai convencê-lo!
Objeção voce contorna sempre devolvendo a pergunta
à pessoa.
Pq voce quer este determinado produto?
E ai sim responder: eu te entendo, realmente este
produto é maravilhoso, mas se eu te falar que tenho outro produto da mesma
linha, que é tão eficaz qto este?
e assim você vai mostrando e vendendo.
E agora qdo o cliente não sabe o que quer?
Fala assim: eu quero um produto para face?
Voce mais uma vez vai ter perguntar: voce quer para o dia, noite?
para hidratar? limpar?
E aproveitem que dezembro tá só começando, quem puder,
faça um estoque mesmo que pequeno, seguindo este critério que falei de fazer a
planilha de produtos de giro, qdo fui gerente na Mesbla, era feito isso,
tínhamos os produtos "best sellers" ou seja de maior giro, da loja e estes produtos não
podiam faltar, naquela época não tinhamos computador para conferir e acompanhar
estoque, fazíamos toda semana uma contagem física , ou seja tinha ser depois do
expediente, ou antes, para não ficar furado a contagem do estoque, contávamos todo estoque da loja e deposito e anotávamos
numa planilha, era trabalhoso?
Era muito!!
Mas isso nos garantia resultados!!
Foque no resultado!
Compra , reposição estoque: Mesmo
que você divida no cartão, sei que tem juros do cartão, que nem sei qto, se informe antes, vale a pena, afinal nosso lucro é 100%
E
procurem trabalhar na transparência, seja honesto com seu cliente, não venda produtos
errado, venda produtos que vão satisfazer suas necessidade, pq cliente
satisfeito, compra de novo!
Porque estou batendo nesta tecla...
Pq o rumo que nosso País está tomando, temos que
aprimorar, melhorar, sermos eficazes, aprender cada vez mais; como escrevi no
inicio deste texto: na crise que aprimoramos nossos talentos e aproveitarmos as
oportunidades!
Só mais uma dica:
use e abuse dos produtos Hinode, se você não usa fica mais dificil convencer alguém usar!
Bom dia a todos e boas vendas!!
Zuleide Felisberto
Executiva Expansão Hinode
Ola Zuleide, parabéns pelo post achei tudo que disse muito interessante.
ResponderExcluirbrigada!
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