PADRÃO DE COMPORTAMENTO - EM QUAL VOCÊ SE ENCAIXA?
Existem 9 padrões de comportamentos no qual eu vou estar te mostrando a seguir, conforme estudos de eneagrama.
Através de uma metodologia exclusiva, o Eneagrama é utilizado como instrumento de autodesenvolvimento, comportamentos de uma pessoa
Tipo 1 o Perfeccionista: ele se encaixa bem na área administrativa e financeira. Essas pessoas não aceitam meio termo, não gostam de coisas de última hora, são organizadas. Não gostam de malandragem.
O nome Perfeccionista vem do alto nível de exigência, que as faz serem conhecidas como "cri-cris". "Se isso tem que ser feito, não interessa se você gosta ou não, tem que ser feito."
Exemplos de Tipo 1: Lilian Witte Fibe, Luiz Carlos Prates, Airton Senna, Marcius Melhem.
O vício emocional é a Raiva, seu senso prático é muito útil nas situações em que os temas principais são a organização e a realização.
Tipo 2 o Prestativo : faz tudo pelas pessoas, adoro ajudar espera gratidão e reconhecimento, se encaixam em área em que haja relacionamentos com pessoas, vendas, RH, secretariado e áreas assistenciais são comuns.
O vício emocional é o Orgulho, que, por ser inconsciente, é justificado com a atitude solícita e a auto-imagem bem-intencionada. "Eu posso, eu sei, eu faço"
Exemplos de Tipo 2: Ana Maria Braga, Xuxa, Tarcísio Meira, Galvão Bueno.
Tipo 3 o Bem sucedido: adora ser reconhecido, é um realizador, gosta de tecnologia é vaidoso, gosta de se relacionar com pessoas melhor que ele, não aceita fracasso é positivo.
São centrados na ação ou no planejamento, visando reconhecimento.Têm uma visão mercantilista, que os guia na sua perseguição pelo sucesso. Se encaixa bem no setor ligado a áreas em que haja possibilidades de crescimento. Vendas, advocacia, administração, autônomos, consultoria e assessorias são algumas das áreas comuns.
Exemplos de Tipo 3: Ana Paula Padrão, Silvio Santos, Roberto Justus, Fátima Bernardes.
Tipo 4 é Romântico e Individualista : não gosta que fiquem lhe criticando, cutucando, não gosta de perguntas invasivas, ele tem percepção de que sempre falta alguma coisa, pega coisas sem pedir, só conversa quando ele quer.
O vício emocional é a Inveja que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude insatisfeita e auto-imagem de singularidade. Mas a característica comum é a insatisfação. "Se pelo menos fosse assim".
Se dão bem a uma área em que a criatividade e a originalidade possam ser expressadas. Estilismo, decoração, psicologia e jornalismo são algumas das áreas comuns.
Exemplos de Tipo 4:Paulo Coelho, Caetano Veloso, Miguel Falabella, Arnaldo Jabor.
Tipo 5 ele é um Investigador: gosta de estudar e não gosta de ser exposto, demora a tomar decisões. Preferem estar consigo mesmos, envolvidos em atividades que só dizem respeito a si próprios.
O vício emocional é a Avareza, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude pouco expressiva e auto-imagem lógica e prudente. Área do planejamento, engenharias, pesquisa e informática são algumas das áreas comuns.
Jorge Bornhausen, Delfin Neto, Antônio Ermínio de Moraes, Lázaro Brandão, são Exemplos de Tipo 5
Tipo 6 o Questionador : ele quer morar perto da Mãe, adoro a repartição pública prefere estabilidade segurança, tem medo é inseguro preza pela sua reputação. Áreas como gerências de pessoas e procedimentos, produção, financeiro e RH são bem vindas.
O vício emocional é o Medo, que por ser inconsciente, é justificado com a auto-imagem de precavido e realista.
Exemplos de Tipo 6: Lula, Luiz Felipe Scolari, Bernardinho, Patrícia Poeta
Tipo 7 o Sonhador : é um entusiasta, gosta de música, prazer e satisfação, ele vive pela Gula, ele faz todas as coisas ao mesmo tempo, mas nunca termina.
O vício emocional é a Gula, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude entusiasta e auto-imagem de hábil improvisador.
Ele é alegre, gosta de tratar todo mundo bem, vive no limite, mas sempre dá um jeito, bom para bater metas, se encaixam bem como vencedores, ligado a uma área em que não haja rotina e a criatividade seja necessária.
Marketing, vendas, planejamento e negociação são algumas das áreas comuns.
Exemplos de Tipo 7: Jô Soares, Tom Cavalcante, Didi, Regina Casé.
Tipo 8 o Confrontador: estrategista, controla um Império, odeia que mandem nele, adora perguntar: como você acha, devo fazer assim?
O vício emocional é a Luxúria, por ser inconsciente, é justificada com a atitude dominadora e auto-imagem realizadora.
Este é o perfil típico do empresário megalômano, que cresce rapidamente.
Seu feeling para os negócios e sua autoconfiança fazem deles pessoas que inspiram crescimento e superação.
Exemplos de Tipo 8: Antônio Carlos Magalhães, Eurico Miranda, Fidel Castro, Dilma Roussef.
Tipo 9 O Preservacionista não gosta de briga, conflito é calmo é amigo de todos, não decidi nada em menos de 10 anos.
O vício emocional é a Indolência, por ser inconsciente, é justificada com a atitude tranquila e auto-imagem conciliadora, "Se cada um ceder um pouco, todos ficarão bem".
Sua facilidade em se adaptar permite manterem-se em atividade por longos prazos, resistindo inicialmente a mudanças, mas adaptando-se no decorrer do tempo. Administrativo, secretariado, atendimento ao público e auxiliares são algumas das áreas comuns.
Exemplos de Tipo 9: Dorival Caymmi, Tom Jobim, Martinho da Vila, Anderson Silva.
Gostou do conteúdo?
Qual desses perfis você se encaixa?
Entenda mais sobre eneagrama aqui
Comentários
Postar um comentário