PADRÃO DE COMPORTAMENTO - EM QUAL VOCÊ SE ENCAIXA?

Existem 9 padrões de comportamentos no qual eu vou estar te mostrando a seguir, conforme estudos de eneagrama.

Através de uma metodologia exclusiva, o Eneagrama é utilizado como instrumento de autodesenvolvimento, comportamentos de uma pessoa 

Tipo 1 o Perfeccionista: ele se encaixa bem na área administrativa e financeira. Essas pessoas não aceitam meio termo, não gostam de coisas de última hora, são organizadas. Não gostam de malandragem. 

O nome Perfeccionista vem do alto nível de exigência, que as faz serem conhecidas como "cri-cris". "Se isso tem que ser feito, não interessa se você gosta ou não, tem que ser feito."


Exemplos de Tipo 1: Lilian Witte Fibe, Luiz Carlos Prates, Airton Senna, Marcius Melhem.

O vício emocional é a Raiva, seu senso prático é muito útil nas situações em que os temas principais são a organização e a realização. 

Tipo 2 o Prestativo : faz tudo pelas pessoas, adoro ajudar espera gratidão e reconhecimento, se encaixam em área em que haja relacionamentos com pessoas,  vendas, RH, secretariado e áreas assistenciais são comuns.

O vício emocional é o Orgulho, que, por ser inconsciente, é justificado com a atitude solícita e a auto-imagem bem-intencionada. "Eu posso, eu sei, eu faço"

Exemplos de Tipo 2: Ana Maria Braga, Xuxa, Tarcísio Meira, Galvão Bueno.

Tipo 3 o Bem sucedido: adora ser reconhecido, é um realizador, gosta de tecnologia é vaidoso, gosta de se relacionar com pessoas melhor que ele, não aceita fracasso é positivo. 

São centrados na ação ou no planejamento, visando reconhecimento.Têm uma visão mercantilista, que os guia na sua perseguição pelo sucesso. Se encaixa bem no setor ligado a áreas em que haja possibilidades de crescimento. Vendas, advocacia, administração, autônomos, consultoria e assessorias são algumas das áreas comuns.

 

Exemplos de Tipo 3: Ana Paula Padrão, Silvio Santos, Roberto Justus, Fátima Bernardes.

Tipo 4 é Romântico e Individualista : não gosta que fiquem lhe criticando, cutucando, não gosta de perguntas invasivas, ele tem percepção de que sempre falta alguma coisa, pega coisas sem pedir, só conversa quando ele quer. 

O vício emocional é a Inveja que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude insatisfeita e auto-imagem de singularidade. Mas a característica comum é a insatisfação. "Se pelo menos fosse assim". 

Se dão bem a uma área em que a criatividade e a originalidade possam ser expressadas. Estilismo, decoração, psicologia e jornalismo são algumas das áreas comuns.

Exemplos de Tipo 4:Paulo Coelho, Caetano Veloso, Miguel Falabella, Arnaldo Jabor.

Tipo 5 ele é um Investigador: gosta de estudar e não gosta de ser exposto, demora a tomar decisões. Preferem estar consigo mesmos, envolvidos em atividades que só dizem respeito a si próprios.

O vício emocional é a Avareza, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude pouco expressiva e auto-imagem lógica e prudente. Área do planejamento, engenharias, pesquisa e informática são algumas das áreas comuns. 

Jorge Bornhausen, Delfin Neto, Antônio Ermínio de Moraes, Lázaro Brandão, são Exemplos de Tipo 5


Tipo 6 o Questionador : ele quer morar perto da Mãe, adoro a repartição pública prefere estabilidade segurança, tem medo é inseguro preza pela sua reputação. Áreas como gerências de pessoas e procedimentos, produção, financeiro e RH são bem vindas.

O vício emocional é o Medo, que por ser inconsciente, é justificado com a auto-imagem de precavido e realista.

Exemplos de Tipo 6: Lula, Luiz Felipe Scolari, Bernardinho, Patrícia Poeta

Tipo 7 o Sonhador : é um entusiasta, gosta de música, prazer e satisfação, ele vive pela Gula, ele faz todas as coisas ao mesmo tempo, mas nunca termina.

O vício emocional é a Gula, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude entusiasta e auto-imagem de hábil improvisador. 

Ele é alegre, gosta de tratar todo mundo bem, vive no limite, mas sempre dá um jeito, bom para bater metas, se encaixam bem como vencedores, ligado a uma área em que não haja rotina e a criatividade seja necessária. 

Marketing, vendas, planejamento e negociação são algumas das áreas comuns.

Exemplos de Tipo 7: Jô Soares, Tom Cavalcante, Didi, Regina Casé.

Tipo 8 o Confrontador: estrategista, controla um Império, odeia que mandem nele, adora perguntar: como você acha, devo fazer assim? 

O vício emocional é a Luxúria, por ser inconsciente, é justificada com a atitude dominadora e auto-imagem realizadora. 

Este é o perfil típico do empresário megalômano, que cresce rapidamente. 

Seu feeling para os negócios e sua autoconfiança fazem deles pessoas que inspiram crescimento e superação.

Exemplos de Tipo 8: Antônio Carlos Magalhães, Eurico Miranda, Fidel Castro, Dilma Roussef.


Tipo 9 O Preservacionista não gosta de briga, conflito é calmo é amigo de todos, não decidi nada em menos de 10 anos. 

O vício emocional é a Indolência, por ser inconsciente, é justificada com a atitude tranquila e auto-imagem conciliadora, "Se cada um ceder um pouco, todos ficarão bem".

 Sua facilidade em se adaptar permite manterem-se em atividade por longos prazos, resistindo inicialmente a mudanças, mas adaptando-se no decorrer do tempo. Administrativo, secretariado, atendimento ao público e auxiliares são algumas das áreas comuns.

Exemplos de Tipo 9: Dorival Caymmi, Tom Jobim, Martinho da Vila, Anderson Silva.


Gostou do conteúdo?

Qual desses perfis você se encaixa?


Entenda mais sobre eneagrama aqui



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 PERFUMES HINODE IDÊNTICOS AOS IMPORTADOS

HINODE - ANTES E DEPOIS GEL CORPS

Acido glicolico Hinode